Com apoio da Asbraer, a Empaer/PB promoveu hoje, segunda-feira (31/01), a Oficina de Manejo Agroecológico do Algodão. A oficina contou com a participação de técnicos da Paraíba de diversos municípios. O intuito da oficina foi de atualizar as técnicas e experiências para o manejo agroecológico do algodão.
O Projeto Algodão Paraíba tem por objetivo o protagonismo do agricultor familiar na cadeia produtiva do algodão orgânico, melhorando os índices de produção e baixando os custos, como também a interação de outras cadeias produtivas da bovinocultura de leite e de carne. Outra vantagem é plantar o algodão consorciado com outras culturas como milho, gergelim, sorgo e feijão, garantindo, assim, segurança alimentar, aumento na renda familiar e reserva de alimentos para os rebanhos em épocas de estiagens.
A metodologia do Algodão Paraíba é referência internacional e já foi apresentada no Mercosul, por meio do projeto de cooperação Sul-Sul Trilateral Brasil/FAO/países membros, para o desenvolvimento do setor algodoeiro e da segurança familiar desses países.
As capacitações para reciclagem sobre o manejo agroecológico do algodão são feitas de forma recorrente. Segundo o diretor técnico da Empaer/PB, Jefferson Moraes, durante a safra 2022 do algodão os treinamentos serão feitos a cada 2 meses, visando sempre gerar melhorias no atendimento ao agricultor familiar.
Sem comentários:
Enviar um comentário