Empaer acompanha 91 feiras da agricultura familiar e projeta instalar mais duas unidades
A Paraíba conta com 91 feiras da agricultura familiar, beneficiando mais de 2.280 famílias agricultoras em 86 municípios, em um trabalho realizado pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer-PB), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). Mais duas estão em fase de implantação, nas cidades de São Bento e Jericó, no Sertão.
As mais recentes feiras foram instaladas no fim de 2023, uma no município de Brejo do Cruz, no Sertão, e outra em Baia da Traição, que é a primeira Feira Indígena Potiguar da Paraíba, e funciona no período da tarde, em horário bastante frequentado pelos turistas.
Seminário - Na terça-feira, dia 16, foi realizado o 1º Seminário Regional das Feiras da Agricultura Familiar, promovido pela Gerência Regional da Empaer de Solânea, na Casa Vó Corina, no Distrito de Roma, no município de Bananeiras, Brejo paraibano, com a participação de 85 famílias agricultoras e convidados.
O objetivo principal do seminário foi fortalecer a rede das feiras da agricultura familiar da região do Brejo, com troca de experiências verificadas em outras regiões. Extensionistas, agricultores e autoridades presentes debateram o fortalecimento e o funcionamento das feiras, de modo a contribuir para o crescimento econômico das famílias agricultoras.
Após a abertura do evento, o facilitador das feiras no Estado, extensionista Severino Henrique de Lima, falou sobre as origens das Feiras da Agricultura Familiar e sua importância para a comercialização e geração de renda. O secretário de Cultura e Turismo de Dona Inês, Josenildo Fernandes proferiu palestras sobre as atividades da agricultura familiar em seu município, tendo como moderadora Julieta Estevão, da Casa da Economia Solidária do município de Araruna.
Outro tema enfocado foi a Sustentabilidade e Soberania Alimentar nas Feiras da Agricultura Familiar, com a participação dos técnicos Maurício José Guerrini, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Juliana Nóbrega, da UFPB Campus de Bananeiras, tendo como moderadora a extensionista Juliana Ferreira, da Empaer de Serraria. O 1º Seminário Regional de Feiras da Agricultura Familiar teve as parcerias da Cooperativa de Agricultores Familiares do município de Bananeiras (Coofab), Sicred, Banco do Nordeste e DF Máquinas.
Presente ao evento, o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Jefferson Ferreira de Morais, destacou o papel da Empaer no fortalecimento e no apoio à agricultura familiar, com a assistência técnica e estímulo ao acesso às políticas públicas.
Extraído: https://paraiba.pb.gov.br/noticias/empaer-acompanha-91-feiras-da-agricultura-familiar-e-projeta-instalar-mais-duas-unidades
Empaer realiza 1º Seminário Regional das Feiras da Agricultura Familiar nesta terça-feira
Paraíba
A Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer-PB), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), realiza, nesta terça-feira (16), o 1º Seminário Regional das Feiras da Agricultura Familiar. O evento, idealizado pela Gerência Regional da Empaer de Solânea, começa a partir das 8h30, na Casa Vó Corina, localizada no Distrito de Roma, no município de Bananeiras, Brejo paraibano.
O seminário tem por objetivo principal fortalecer a rede das feiras da agricultura familiar da região, por meio da troca de experiências exitosas verificadas em todo o Estado. Na ocasião, os extensionistas, agricultores e autoridades presentes irão debater os pontos fortes e os desafios enfrentados pelas feiras locais, com a finalidade de desenvolver estratégias que ampliem o alcance dessas feiras, e assim, contribuir com a sustentabilidade econômica das famílias agricultoras.
A programação consta de dois painéis. O primeiro, logo após a abertura, será coordenado pelo facilitador das feiras no Estado extensionista Severino Henrique de Lima, que falará sobre Origens de Feiras da Agricultura Familiar, juntamente com o secretário de Cultura e Turismo de Dona Inês, Josenildo Fernandes e Julieta Estevão, da Casa de Economia Solidária de Araruna, como moderadora.
O tema do segundo painel, Sustentabilidade e Soberania Alimentar nas Feiras da Agricultura Familiar será debatido pelos técnicos Maurício José Guerrini, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Juliana Nóbrega, da UFPB Campus de Bananeiras, com moderação da extensionista Juliana Ferreira, da Empaer de Serraria. Após as discussões, serão formados grupos de trabalho para apresentação e encaminhamentos.
Com encerramento previsto para as 14h, o 1º Seminário Regional de Feiras da Agricultura Familiar conta com parcerias da Cooperativa de Agricultores Familiares do município de Bananeiras (Coofab), Sicred, Banco do Nordeste e DF Máquinas.
Feiras - Atualmente, a Paraíba conta com 91 feiras da agricultura familiar, beneficiando mais de 2.280 famílias agricultoras em 86 municípios. Em 2023, entre as feiras instaladas, estão a que fica no município de Brejo do Cruz, a primeira Feira Indígena Potiguar do Estado da Paraíba. Diferente das demais, que funcionam no período da manhã, a feira indígena acontece à tarde, horário mais frequentado pelos turistas.
Fonte: https://paraiba.pb.gov.br/noticias/empaer-realiza-1o-seminario-regional-das-feiras-da-agricultura-familiar-nesta-terca-feira
Sem comentários:
Enviar um comentário